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GUIA DE SEGURANÇA

Fraudes em Boletos Bancários

Em virtude da publicação de notícias com casos de fraudes em boletos eletrônicos alterando o código de barras ou a linha digitável.

Visando auxiliar na identificação dessas fraudes, fazemos as seguintes considerações abaixo.

A maneira mais fácil de identificar o problema é quando da emissão do boleto bancário de um banco e se constata que a linha digitável (representação numérica do código de barras) exibe outro banco.

No exemplo abaixo, temos um boleto do Itaú (código bancário 341), mas na representação da linha digitável consta o código do Santander (033).

A identificação do banco se encontra nas primeiras posições da linha digitável.
Para consultar a lista de todos bancos cadastrados na Febraban e seus respectivos códigos clique aqui.

Imagemboleto bancoerradocomlegenda

A providência acima apenas verifica se o banco que aparece no boleto é diferente do banco onde se encontra a conta corrente usada para a fraude, mas as duas podem ser no mesmo banco e a técnica acima não vai identificar a fraude.

Assim, quando houver coincidência do banco, uma outra conferência mais efetiva deve ser usada para identificar a fraude, ou seja, verificar se o código de cedente (beneficiário /conta do fornecedor em que ocorrerá o crédito) está idêntica ao apresentado na linha digitável.

A identificação desse erro não é muito simples. Nesse caso, a posição do código de cedente (beneficiário) na linha digitável pode variar de acordo com o banco e até no mesmo banco, dependendo da carteira utilizada, sendo que em alguns casos é demonstrada apenas uma parte do código de cedente (beneficiário).

Listamos abaixo os principais bancos que, clicando, transporta para as posições em que o código de cedente (beneficiário) é demonstrado no respectivo banco:

Banco do Brasil - 001 Santander - 033 Banrisul - 041
CEF - 104 Bradesco - 237 Itau - 341
HSBC - 399 Concessionárias (Ex.: Energia Elétrica, Agua, Telefone)

É importante ressaltar que as técnicas citadas acima são efetivas quando o fraudador alterou somente a linha digitável. Se for alterado o código de barras e a leitura do boleto estiver sendo feita através de um leitor de código de barras, também é necessário verificar o código do cedente (beneficiário) no código de barras.

Além disso, pode existir o caso em que o fraudador altera o boleto como um todo (alterando o código do cedente/beneficiário, o banco, etc.), mantendo entretanto as características que o fazem acreditar que se trata de um boleto conhecido.

Neste caso, se você já pagou em meses anteriores um boleto idôneo desta natureza, deve comparar se o código do cedente (beneficiário) é o mesmo do boleto anterior. Se for a primeira vez que estiver emitindo um boleto deste tipo, vale a pena verificar com o fornecedor se o código do cedente (beneficiário) está correto.

Caso não seja possível realizar esta verificação, uma possibilidade é emitir a segunda via do boleto através de meios distintos (Correios e Site), usando mais de um meio de acesso para acesso ao Site, ou seja, conexões de Internet e computadores diferentes. Caso haja diferença entre os boletos, possivelmente seu computador ou o acesso a Internet utilizado são os responsáveis por alterar os dados.Como esse vírus se instala na máquina de quem imprime o boleto, pedimos que contacte uma ajuda especializada para verificação do seu micro.

Se tratando de um boleto de condomínio administrado pela Protel, faça esta verificação entrando em contato com a equipe da sua Supervisão através do e-mail setor.condominio@protel.com.br ou através de nossa central (21) 3722-5000.

Se for um boleto de locação de uma unidade administrada pela Protel, entre em contato com a equipe de Locação através do e-mail interno.locacao.unidades@protel.com.br ou através de nossa central (21) 3722-5000.

Se for um boleto de hotelaria de um hotel administrado pela Protel entre em contato com a equipe de Hotelaria através do e-mail interno.hotelaria.locacao@protel.com.br ou através de nossa central (21) 3722-5000.

Banco do Brasil - 001



  • Caso 1: O código de cedente (beneficiário) se encontra na posição 25, com 5 dígitos. Em alguns casos o código de cedente ultrapassa esse tamanho, caso isso ocorra, verifique se a numeração encontrada está contida no código de cedente. Segue abaixo um exemplo:
  • Bancodobrasilcaso 1comlegenda
  • Caso 2: O código de cedente (beneficiário) se encontra na posição 12, com 6 dígitos. Em alguns casos o código de cedente ultrapassa esse tamanho, caso isso ocorra, verifique se a numeração encontrada está contida no código de cedente. Segue abaixo um exemplo:
  • Bancodobrasilcaso 2comlegenda



    Santander - 033



  • O código de cedente (beneficiário) se encontra na posição 6, com 7 dígitos, nesse caso deve ser ignorado o dígito da posição 10. Segue abaixo um exemplo:
  • Santandercomlegenda



    Banrisul - 041



  • O código de cedente (beneficiário) se encontra na posição 7, com 10 dígitos, nesse caso deve ser ignorado o dígito da posição 10. Segue abaixo um exemplo:
  • Banrisulcomlegenda



    CEF - 104



  • Caso 1: O código de cedente (beneficiário) se encontra na posição 6, com 4 dígitos. Em alguns casos o código de cedente ultrapassa esse tamanho, caso isso ocorra, verifique se a numeração encontrada está contida no código de cedente. Segue abaixo um exemplo:
  • Cefcaso 1comlegenda
  • Caso 2: O código de cedente (beneficiário) se encontra na posição 27, com 5 dígitos. Em alguns casos o código de cedente ultrapassa esse tamanho, caso isso ocorra, verifique se a numeração encontrada está contida no código de cedente. Segue abaixo um exemplo:
  • Cefcaso 2comlegenda



    Bradesco - 237



  • O código de cedente (beneficiário) se encontra na posição 24, com 7 dígitos. Segue abaixo um exemplo:
  • Bradescocomlegenda



    Itau - 341



  • O código de cedente (beneficiário) se encontra na posição 23, com 6 dígitos. Segue abaixo um exemplo:
  • Itaucomlegenda



    HSBC - 399



  • Caso 1: O código de cedente (beneficiário) se encontra na posição 5, com 7 dígitos, nesse caso deve ser ignorado o dígito da posição 10. Segue abaixo um exemplo:
  • Hsbccaso1comlegenda
  • Caso 2: O código de cedente (beneficiário) se encontra na posição 17, com 11 dígitos, nesse caso deve ser ignorado o dígito da posição 21. Segue abaixo um exemplo:
  • Hsbccaso2comlegenda



    Concessionárias (Ex.: Energia Elétrica, Água, Telefone)



  • A verificação é bem simples, todas as cobranças de concessionárias têm, obrigatoriamente, a linha digitável iniciada com o código "8". Segue abaixo um exemplo:
    É importante ressaltar que algumas concessionárias optam por emissão de suas cobranças no formato boleto, neste caso vale a pena verificar com a mesma.
  • Concessionariacomlegenda

    Botao segunda via

    Rio de Janeiro - Escritório Central: R. Alceu Amoroso Lima, 65 - Lj.C - Barra da Tijuca - tel.: (0xx21) 3722-5000
    Loja: Av. Bartolomeu Mitre, 254 - Loja A - Leblon